Na manhã desta quarta-feira (21), o candidato a vice-prefeito da Coligação Unidos Por Alagoinhas, Luciano Sérgio (PT), participou do Programa Canal Aberto, da Rádio 93 FM, em que apresentou as principais pautas defendidas por ele e Gustavo Carmo (PSD) e os desafios enfrentados pela cidade.
Durante a entrevista, Luciano Sérgio abordou temas essenciais, como saúde, educação, transporte público, SAAE e infraestrutura, destacando os compromissos das forças políticas representadas pela sua candidatura e a de Gustavo Carmo, construídos a partir da escuta da população.
União para o Desenvolvimento de Alagoinhas
Ao responder por que escolheu fazer parte do projeto liderado por Gustavo Carmo, decidindo ser candidato a vice-prefeito da sua chapa, Luciano Sérgio destacou a importância da ampla aliança entre o PSD, Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), PP, MDB, Avante, Republicanos, Agir e PMB. “Sempre fui partidário, e essa aliança surgiu após mais de um ano de discussões, especialmente após a saída de Bolsonaro do governo, que desmontou movimentos e políticas sociais. A volta de Lula ao poder uniu as forças da esquerda e centro-esquerda, o que foi essencial para o governo municipal. Conheço Gustavo há mais de 20 anos, temos uma excelente relação, e nossas ideias têm convergido, o que tem sido fundamental para nossa parceria.”
Saúde como Prioridade
Sobre a saúde pública em Alagoinhas Luciano Sérgio destacou que a atenção básica será a principal responsabilidade dos futuros administradores. “Com um grupo alinhado aos governos estadual e federal, temos tudo para fazer da saúde de Alagoinhas uma referência. Estamos avançando com o Hospital Materno Infantil e o Hospital Regional, que já está 30% concluído, além de contar com o Centro Especializado de Reabilitação (C3), fruto de parceria com o deputado federal Jorge Solla. O prefeito de Alagoinhas não é responsável só por Alagoinhas, mas também pela macrorregião, e possuímos o comprometimento e parcerias necessárias para dar conta disso”.
Educação de Qualidade
Na entrevista, Luciano Sérgio ressaltou que a educação precisa ser discutida em todos os seus aspectos: “Precisamos de mais escolas de tempo integral, oferecer condições nutricionais, lazer e melhorar os indicadores. Parabenizo Gustavo Carmo, pois durante sua gestão à frente da Secretaria de Educação o IDEB atingiu 5.1, o maior da história da cidade. Ao lado dele, e contando com parcerias estaduais e federais, vamos implementar as propostas do nosso plano de governo para oferecer a educação que Alagoinhas merece.”
Transporte Público
Luciano Sérgio foi abordado sobre o tema do transporte público, um dos maiores desafios enfrentados por Alagoinhas. Ele destacou a negligência das gestões anteriores, em especial durante os oito anos do governos de Paulo Cezar, que, segundo ele, não promoveu ajustes necessários na tarifa, resultando em um sistema de transporte público defasado e incapaz de atender às demandas da população.
O candidato a vice-prefeito ressaltou que, com a chegada da pandemia, a situação se agravou, afetando o transporte público em nível nacional, e Alagoinhas não foi exceção. A recuperação desse setor, conforme explicou, exige uma “releitura” completa do sistema de transporte público. Ele defendeu a proposta de tarifa zero, um conceito que já foi implementado com sucesso em alguns municípios brasileiros e que poderia ser adaptado para a realidade de Alagoinhas.
Ele enfatizou a importância de a prefeitura assumir um papel mais ativo na gestão do transporte público, com a criação de um conselho de transporte que possa supervisionar e ajustar as tarifas, garantindo que o sistema seja sustentável e eficiente.
SAAE e Saneamento Básico
Sobre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Luciano Sérgio enfatizou a importância do plano municipal de saneamento, que precisa ser atualizado para a captação de novos recursos, que ele estima em cerca de 500 milhões de reais. Esse investimento seria direcionado à ampliação da capacidade de tratamento de esgoto, melhorias na distribuição de água e desenvolvimento de sistemas de drenagem, com o objetivo de tornar Alagoinhas um modelo de sustentabilidade.
“Precisamos atualizar o plano municipal de saneamento, que pode garantir a captação de recursos. A sustentabilidade do município depende diretamente da saúde dos nossos mananciais e da eficiência do nosso sistema de saneamento. O SAAE é mais do que uma empresa pública, é a espinha dorsal do desenvolvimento sustentável de Alagoinhas, e estamos comprometidos em garantir que continue a ser uma referência para todo o país”, concluiu.