gustavo

carmo

Blog

Com anúncio de novos gestores, Gustavo Carmo fecha time de governo para a gestão 2025-2028

 

Nesta quarta-feira (4), o prefeito eleito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), ao lado do vice-prefeito eleito Luciano Sérgio (PT) e outras lideranças, realizou um café da manhã no Restaurante Baita Tchê. O evento foi marcado pelo anúncio dos últimos nomes que completarão a equipe de governo a partir de 1º de janeiro. Entre os indicados, estão Antônio José Oliveira Lins, para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), João Henrique Paolilo, para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Tárcio Mota, para a Superintendência de Participação Popular (SPP), e Cláudio Espinheira, para a Secretaria de Manutenção (SEMAN).

Antônio José Oliveira Lins é natural de Alagoinhas, bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Tributos, Controladoria e Auditoria. Com ampla experiência na gestão pública, foi secretário de Finanças em Salvador e em outros municípios da Bahia, além de já ter desenvolvido atividades administrativas no Ministério da Cidadania.

João Henrique Paolilo, advogado, empresário e ex-vereador, tem forte atuação em ações e pautas da sociedade alagoinhense. Foi superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia, contribuindo para consolidar o estado como destino turístico. Além disso, é um dos criadores do Bahia Beer Festival em Alagoinhas.

Tárcio Mota, jornalista, professor e especialista em Gestão Pública, é mestre em Crítica Cultural e doutorando em Cultura e Sociedade. Com uma trajetória no movimento estudantil e assessor parlamentar, preside o PT em Alagoinhas e defende a participação popular como motor de transformação social.

Cláudio Espinheira possui mais de 30 anos de experiência em gestão, vendas e operações nos setores de obras e manutenção, com destaque em liderança de equipes e gestão de contratos, além de expertise em logística e supervisão de processos operacionais.

Durante o evento, Gustavo Carmo ressaltou a importância do momento: “Com o anúncio desses gestores, estamos completando uma equipe técnica, experiente e comprometida com o futuro de Alagoinhas. Antônio Lins, João Paolilo, Tárcio Mota e Cláudio Espinheira trazem competências essenciais para áreas estratégicas do nosso governo. Nossa meta é transformar Alagoinhas em uma referência na Bahia, com transparência, eficiência e conectada às necessidades de sua população”.

Antônio Lins destacou sua satisfação em assumir um papel estratégico no governo: “É uma honra voltar à minha terra natal e assumir a Secretaria da Fazenda. Nosso compromisso é garantir eficiência e transparência na gestão financeira, com a clara consciência de que os recursos públicos pertencem à população. Com muito empenho, trabalharemos para colocar Alagoinhas em um patamar de destaque no estado da Bahia”.

João Henrique Paolilo demonstrou gratidão e destacou os objetivos da nova gestão: “Agradeço ao prefeito eleito Gustavo Carmo e ao vice-prefeito Luciano Sérgio pela confiança. Meu objetivo é transformar turismo, cultura e esporte em motores de desenvolvimento econômico e social. Alagoinhas tem potencial para liderar na região e desenvolver um calendário robusto de eventos turísticos, culturais e esportivos que impulsionem ainda mais a nossa cidade”.

Tárcio Mota enfatizou a importância da participação popular e reforçou sua missão à frente da SPP: “Não há como pensar no futuro de Alagoinhas sem uma gestão que dialogue diretamente com as comunidades. A SPP trabalhará para aproximar a administração pública da população, retomando práticas como o orçamento participativo. Eu assumo essa missão com muita alegria e compromisso com o governo e sobretudo com o povo, que participará ativamente na definição das prioridades para o desenvolvimento do município”.

Cláudio Espinheira expressou sua determinação ao assumir a SEMAN: “É uma honra integrar a equipe do prefeito Gustavo Carmo e assumir a missão de liderar a Secretaria de Manutenção. Minha trajetória profissional me preparou para enfrentar os desafios de garantir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de Alagoinhas. Estamos comprometidos em trabalhar com excelência”.

Gustavo Carmo, 49 anos, natural de Alagoinhas, casado com Lianne, pai de Maria Alícia e Ghael. Advogado e homem público, possui uma trajetória notável na política local. Iniciou sua carreira como vereador, alcançando a Presidência da Câmara de 2009 a 2012.

Gustavo Carmo herda um legado político significativo. Seu pai, Judélio Carmo, foi prefeito em duas ocasiões, deixando marcas, como a construção do polo industrial, a central de abastecimento, a avenida Lourival Batista, as primeiras grandes obras de macrodrenagem, o terminal coletivo, entre outras ações.

Com uma sólida experiência, desempenhou funções estratégicas no governo municipal, como vereador, presidente da câmara, procurador do SAAE, secretário de governo, secretário de comunicação, secretário de educação e secretário de relações institucionais.
Diante de uma trajetória marcada por dedicação à sua cidade, Gustavo Carmo emerge como um líder político cujo comprometimento e visão destacam-no como uma figura promissora, além de reunir uma gama de qualidades que o credenciam a colocar-se à disposição de Alagoinhas. Seu pensamento progressista, aliado à uma juventude dinâmica e preparação, são refletidos em sua aspiração por grandes avanços para o município. Honrado e com uma trajetória imaculada, Gustavo representa a promessa de um futuro diferente para Alagoinhas, onde a experiência acumulada se converte em propostas concretas para o bem-estar e prosperidade de todos.

 

Principais realizações incluem:

  • A maior ação de construção e requalificação de creches e escolas na história;
  • Conclusão de centros esportivos;
  • Ampliação da frota de ônibus escolares, incluindo veículos acessíveis;
  • Implantação do AMEEI – Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (Atendimento especializado para crianças com deficiência);
  • Valorização dos professores, com um aumento salarial de 49% e pagamento dos precatórios do FUNDEF;
  • Maiores investimentos na alfabetização, resultando na maior nota do IDEB em 12 anos;
  • Reforço na segurança das escolas com a implementação de leitores faciais e viatura para ronda escolar;
  • Renovação da mobília das unidades de ensino;
  • Posse de novos servidores e nomeação de gestores;
  • Fornecimento gratuito de uniformes e kit escolar com mochila;
  • Implantação de laboratórios de informática e aquisição de play tables (plataformas interativas e multidisciplinares);
  • Implementação de girotecas (bibliotecas móveis).