Na manhã desta quarta-feira (19), Gustavo Carmo (PSD) e Luciano Sérgio (PT) realizaram o “Falaê Alagoinhas” com a temática educacional. Realizado no Centro Diocesano, o encontro reuniu professores, estudantes, gestores e membros da comunidade interessados em discutir melhorias para a educação e contribuir com ideias para o plano de governo dos pré-candidatos.
Para qualificar o debate, os participantes foram divididos em grupos focados em 5 sub-eixos: estrutura física; fortalecimento da gestão pedagógica; fortalecimento da gestão administrativa e financeira; valorização profissional e protagonismo estudantil.
Gustavo Carmo destacou que sua gestão como secretário de educação foi marcada por esforços, junto à equipe, para superar os impactos negativos na educação causados pela pandemia. Apesar do período delicado, o município registrou muitos avanços educacionais, como a nota do IDEB de 2022. Alagoinhas alcançou um índice de 5,0 nos anos iniciais do ensino fundamental e 4,5 nos anos finais (uma melhoria em relação a 2019, que registrou 4,7 e 3,8), representando a melhor nota nos últimos 12 anos.
Enfatizando a necessidade de avanços contínuos, Gustavo afirmou que “os resultados obtidos até aqui foram alcançados com muito mais tempo de trabalho e dedicação da equipe do que o planejado. Um melhor planejamento vem na direção de vencer esse desafio com mais facilidade e menos sobrecarga do que durante a pandemia. Este momento é ideal para tratarmos disso, construindo ao lado de vocês, para alargar essa discussão.”
Luciano Sérgio ressaltou a importância do encontro e da participação do público: “O ‘Falaê’ não é um instrumento partidário. Queremos discutir com todos, não apenas com quem apoia a chapa. Hoje é a vez de quem constrói a educação do município. Não poderíamos estar aqui sem os principais protagonistas, promovendo uma discussão que aprofunde a realidade educacional e analise as principais necessidades da cidade”.
Silvano da Hora, um dos participantes, agradeceu a oportunidade de contribuir: “Estou aqui porque reconheço a importância da escola para as crianças, para que elas se tornem alguém na vida. Quero aproveitar esse espaço para ajudar Gustavo, sugerindo ideias que estimulem nossas crianças a estudarem cada vez mais”.
Confira mais registros: