O “Falaê Alagoinhas” desta quarta-feira (29), com o tema de inclusão, contou com a presença expressiva de pessoas com deficiência da cidade, além de representantes de instituições, militantes, pais e cuidadores. Todos contribuíram com demandas importantes para a causa.
O evento foi realizado na Pestalozzi, associação simbólica de Alagoinhas e região no que tange o atendimento a pessoas especiais, com deficiências mentais e múltiplas. “Ao imaginar como seria cuidar das pessoas com deficiência do município sem a existência da Pestalozzi, nos faz perceber o vazio e as dificuldades que a administração pública enfrentaria. Isso destaca a importância dessas instituições”, afirmou Gustavo Carmo.
Luciano Sérgio expressou a importância do “Falaê” para pessoas com deficiência, afirmando sua relação com a causa: ”Está sendo um dia significativo para mim. Também possuo deficiência: tenho a perna direita amputada em um terço devido a um acidente e já perdi um dedo da mão direita. Como ex-vereador, sempre defendi a construção de políticas públicas efetivas, dignidade e ocupação de espaços para pessoas com deficiência. Esta oportunidade é crucial para discutir e implementar uma mobilização histórica em políticas públicas para essa comunidade”.
Gustavo ainda afirmou que no diálogo de hoje, é fundamental que a pessoa com deficiência seja a protagonista. No entanto, a participação de toda a população é igualmente importante: “Todos podemos, em algum momento, precisar de estratégias ou políticas que auxiliem pessoas com deficiência, seja por um acidente que nos obrigue a usar uma cadeira de rodas ou muletas, ou quando envelhecermos e enfrentarmos limitações”.
Mayara Pinto, uma das participantes, expressou gratidão pela iniciativa: “Como mãe de um filho autista, conheci essa pauta através dele e muitas vezes nos sentimos invisíveis. Ouvir-nos é uma grande responsabilidade, mas a verdadeira responsabilidade está em transformar o que é dito aqui em ação. Este espaço, com várias pessoas com deficiência à frente e uma tradutora de Libras disponível, deixa nítido o cuidado de Gustavo e Luciano para que todos falem e compreendam as discussões”.
Confira mais registros: