gustavo

carmo

Blog

Mais uma mulher vítima de violência política na Bahia: “Estes casos, tão crescentes, não podem passar despercebidos, nem sem punição”, afirma Gustavo Carmo

Na última terça-feira (14), a cidade de Alagoinhas foi palco de mais um lamentável caso de perseguição política de gênero, escancarando que ainda vivemos em uma sociedade resistente à evolução, onde mulheres são descredibilizadas e atacadas com o claro intuito de impedir que exerçam sua luta em defesa da população.

Durante uma sessão na câmara de vereadores de Alagoinhas, a vereadora Juci Cardoso foi alvo de insultos e, posteriormente, vítima de fake news. Anteriormente, em fevereiro, ela também sofreu ataques de grupos de oposição durante uma visita ao bairro Jardim Petrolar com Gustavo Carmo para tratar de assuntos políticos. Os agressores espalharam montagens no WhatsApp insinuando que Juci havia “sentado no colinho” de políticos que antes criticara. Ela desabafou nas redes sociais e recebeu apoio, incluindo o de Gustavo.

 

O que Juci enfrenta não é um caso isolado na política. Outro exemplo, também na Bahia, foi o vivenciado pela pré-candidata à prefeitura de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, que registrou uma queixa na delegacia de Entre Rios nesta quinta-feira (16) após sofrer perseguição política, incluindo agressões verbais e ataques físicos à sua equipe.

Na última quinta-feira (9), a prefeita de Aporá, Carine de Ataíde, também foi vítima de ataques misóginos em um discurso de um vereador na Câmara Municipal, que insinuou que ela “dormia” com o povo. Carine denunciou o caso na delegacia de Aporá e pediu mais respeito às mulheres em suas redes sociais.

Gustavo Carmo expressou solidariedade a Juci Cardoso, Maria Quitéria e Carine de Ataíde, além de tantas outras mulheres que sofrem ataques políticos, muitos dos quais nem chegam ao conhecimento público. Ele declarou:

“Todo tipo de violência contra a mulher é abominável. No entanto, em tempos de eleições, os casos de violência sofrida pelas mulheres em espaços políticos estão cada vez mais frequentes e não podem passar despercebidos, nem sem punição. Isso só fortalece o machismo, desencoraja a participação feminina na política e vai contra os princípios democráticos. Que a justiça seja feita, protegendo a liberdade e a dignidade destas mulheres para que possam seguir com seu trabalho em prol do povo.”

Gustavo Carmo, 49 anos, natural de Alagoinhas, casado com Lianne, pai de Maria Alícia e Ghael. Advogado e homem público, possui uma trajetória notável na política local. Iniciou sua carreira como vereador, alcançando a Presidência da Câmara de 2009 a 2012.

Gustavo Carmo herda um legado político significativo. Seu pai, Judélio Carmo, foi prefeito em duas ocasiões, deixando marcas, como a construção do polo industrial, a central de abastecimento, a avenida Lourival Batista, as primeiras grandes obras de macrodrenagem, o terminal coletivo, entre outras ações.

Com uma sólida experiência, desempenhou funções estratégicas no governo municipal, como vereador, presidente da câmara, procurador do SAAE, secretário de governo, secretário de comunicação, secretário de educação e secretário de relações institucionais.
Diante de uma trajetória marcada por dedicação à sua cidade, Gustavo Carmo emerge como um líder político cujo comprometimento e visão destacam-no como uma figura promissora, além de reunir uma gama de qualidades que o credenciam a colocar-se à disposição de Alagoinhas. Seu pensamento progressista, aliado à uma juventude dinâmica e preparação, são refletidos em sua aspiração por grandes avanços para o município. Honrado e com uma trajetória imaculada, Gustavo representa a promessa de um futuro diferente para Alagoinhas, onde a experiência acumulada se converte em propostas concretas para o bem-estar e prosperidade de todos.

 

Principais realizações incluem:

  • A maior ação de construção e requalificação de creches e escolas na história;
  • Conclusão de centros esportivos;
  • Ampliação da frota de ônibus escolares, incluindo veículos acessíveis;
  • Implantação do AMEEI – Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (Atendimento especializado para crianças com deficiência);
  • Valorização dos professores, com um aumento salarial de 49% e pagamento dos precatórios do FUNDEF;
  • Maiores investimentos na alfabetização, resultando na maior nota do IDEB em 12 anos;
  • Reforço na segurança das escolas com a implementação de leitores faciais e viatura para ronda escolar;
  • Renovação da mobília das unidades de ensino;
  • Posse de novos servidores e nomeação de gestores;
  • Fornecimento gratuito de uniformes e kit escolar com mochila;
  • Implantação de laboratórios de informática e aquisição de play tables (plataformas interativas e multidisciplinares);
  • Implementação de girotecas (bibliotecas móveis).