gustavo

carmo

Blog

Encontro do ‘Falaê Alagoinhas’ eleva pautas das religiões de matriz africana

Numa edição especial do “Falaê Alagoinhas”, voltada ao segmento religioso, o encontro desta terça-feira (14) deu voz aos membros das religiões de matriz africana do município, visando ouvir suas ideias e contribuições para o plano de governo de Gustavo Carmo (PSD) e Luciano Sérgio (PT).

Entre as principais demandas do público, destacaram-se a regularização das casas religiosas de matriz africana, garantindo cidadania. Além disso, pedidos de investimentos públicos para conscientizar a população sobre essas religiões e mais proteção aos seus membros, visando erradicar perseguições e preconceitos, foram mencionados.

Ana Lopes, participante do encontro, destacou a importância da iniciativa: “Quero agradecer a Gustavo e Luciano por essa oportunidade jamais vista. É um passo muito importante rumo à valorização e reconhecimento das religiões de matrizes africanas, que tanto contribuíram para a identidade do nosso país, e também favorecerá a construção de um caminho de respeito às diferenças na nossa cidade”.

Gustavo Carmo expressou alegria pelo encontro e pela energia compartilhada entre o público: “Além de estar aqui com escuta atenta, é preciso estar também com muita energia e boas vibrações para receber essa galera que é resistência, pois já enfrentou muitas adversidades e preconceitos para estarem onde estão. Fico feliz em compreender, a cada reunião, as perspectivas de vocês, mostrando-me outras visões e indicando o caminho correto para avançar. A presença de vocês aqui hoje, contribuindo com isso, mostra que estamos no caminho certo”.

Luciano Sérgio compartilhou suas impressões sobre o encontro, demonstrando estar emocionado: “A cada reunião, a emoção é maior. Hoje nós tivemos a religião de matriz africana, uma comunidade que se consolida em espaços de vulnerabilidade social e que tem uma série de relações construídas com a sociedade, contribuindo para nossa cultura, para a nossa gastronomia, tanto no Brasil quanto, principalmente, aqui na Bahia. Conseguimos perceber quais são as grandes dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, tivemos muitas proposições e vamos continuar trabalhando, visando transformar Alagoinhas para melhor”.

Confira mais registros:

Gustavo Carmo, 49 anos, natural de Alagoinhas, casado com Lianne, pai de Maria Alícia e Ghael. Advogado e homem público, possui uma trajetória notável na política local. Iniciou sua carreira como vereador, alcançando a Presidência da Câmara de 2009 a 2012.

Gustavo Carmo herda um legado político significativo. Seu pai, Judélio Carmo, foi prefeito em duas ocasiões, deixando marcas, como a construção do polo industrial, a central de abastecimento, a avenida Lourival Batista, as primeiras grandes obras de macrodrenagem, o terminal coletivo, entre outras ações.

Com uma sólida experiência, desempenhou funções estratégicas no governo municipal, como vereador, presidente da câmara, procurador do SAAE, secretário de governo, secretário de comunicação, secretário de educação e secretário de relações institucionais.
Diante de uma trajetória marcada por dedicação à sua cidade, Gustavo Carmo emerge como um líder político cujo comprometimento e visão destacam-no como uma figura promissora, além de reunir uma gama de qualidades que o credenciam a colocar-se à disposição de Alagoinhas. Seu pensamento progressista, aliado à uma juventude dinâmica e preparação, são refletidos em sua aspiração por grandes avanços para o município. Honrado e com uma trajetória imaculada, Gustavo representa a promessa de um futuro diferente para Alagoinhas, onde a experiência acumulada se converte em propostas concretas para o bem-estar e prosperidade de todos.

 

Principais realizações incluem:

  • A maior ação de construção e requalificação de creches e escolas na história;
  • Conclusão de centros esportivos;
  • Ampliação da frota de ônibus escolares, incluindo veículos acessíveis;
  • Implantação do AMEEI – Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (Atendimento especializado para crianças com deficiência);
  • Valorização dos professores, com um aumento salarial de 49% e pagamento dos precatórios do FUNDEF;
  • Maiores investimentos na alfabetização, resultando na maior nota do IDEB em 12 anos;
  • Reforço na segurança das escolas com a implementação de leitores faciais e viatura para ronda escolar;
  • Renovação da mobília das unidades de ensino;
  • Posse de novos servidores e nomeação de gestores;
  • Fornecimento gratuito de uniformes e kit escolar com mochila;
  • Implantação de laboratórios de informática e aquisição de play tables (plataformas interativas e multidisciplinares);
  • Implementação de girotecas (bibliotecas móveis).