Nesta quarta-feira (4), o prefeito eleito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), ao lado do vice-prefeito eleito Luciano Sérgio (PT) e outras lideranças, realizou um café da manhã no Restaurante Baita Tchê. O evento foi marcado pelo anúncio dos últimos nomes que completarão a equipe de governo a partir de 1º de janeiro. Entre os indicados, estão Antônio José Oliveira Lins, para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), João Henrique Paolilo, para a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Tárcio Mota, para a Superintendência de Participação Popular (SPP), e Cláudio Espinheira, para a Secretaria de Manutenção (SEMAN).
Antônio José Oliveira Lins é natural de Alagoinhas, bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Tributos, Controladoria e Auditoria. Com ampla experiência na gestão pública, foi secretário de Finanças em Salvador e em outros municípios da Bahia, além de já ter desenvolvido atividades administrativas no Ministério da Cidadania.
João Henrique Paolilo, advogado, empresário e ex-vereador, tem forte atuação em ações e pautas da sociedade alagoinhense. Foi superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo da Bahia, contribuindo para consolidar o estado como destino turístico. Além disso, é um dos criadores do Bahia Beer Festival em Alagoinhas.
Tárcio Mota, jornalista, professor e especialista em Gestão Pública, é mestre em Crítica Cultural e doutorando em Cultura e Sociedade. Com uma trajetória no movimento estudantil e assessor parlamentar, preside o PT em Alagoinhas e defende a participação popular como motor de transformação social.
Cláudio Espinheira possui mais de 30 anos de experiência em gestão, vendas e operações nos setores de obras e manutenção, com destaque em liderança de equipes e gestão de contratos, além de expertise em logística e supervisão de processos operacionais.
Durante o evento, Gustavo Carmo ressaltou a importância do momento: “Com o anúncio desses gestores, estamos completando uma equipe técnica, experiente e comprometida com o futuro de Alagoinhas. Antônio Lins, João Paolilo, Tárcio Mota e Cláudio Espinheira trazem competências essenciais para áreas estratégicas do nosso governo. Nossa meta é transformar Alagoinhas em uma referência na Bahia, com transparência, eficiência e conectada às necessidades de sua população”.
Antônio Lins destacou sua satisfação em assumir um papel estratégico no governo: “É uma honra voltar à minha terra natal e assumir a Secretaria da Fazenda. Nosso compromisso é garantir eficiência e transparência na gestão financeira, com a clara consciência de que os recursos públicos pertencem à população. Com muito empenho, trabalharemos para colocar Alagoinhas em um patamar de destaque no estado da Bahia”.
João Henrique Paolilo demonstrou gratidão e destacou os objetivos da nova gestão: “Agradeço ao prefeito eleito Gustavo Carmo e ao vice-prefeito Luciano Sérgio pela confiança. Meu objetivo é transformar turismo, cultura e esporte em motores de desenvolvimento econômico e social. Alagoinhas tem potencial para liderar na região e desenvolver um calendário robusto de eventos turísticos, culturais e esportivos que impulsionem ainda mais a nossa cidade”.
Tárcio Mota enfatizou a importância da participação popular e reforçou sua missão à frente da SPP: “Não há como pensar no futuro de Alagoinhas sem uma gestão que dialogue diretamente com as comunidades. A SPP trabalhará para aproximar a administração pública da população, retomando práticas como o orçamento participativo. Eu assumo essa missão com muita alegria e compromisso com o governo e sobretudo com o povo, que participará ativamente na definição das prioridades para o desenvolvimento do município”.
Cláudio Espinheira expressou sua determinação ao assumir a SEMAN: “É uma honra integrar a equipe do prefeito Gustavo Carmo e assumir a missão de liderar a Secretaria de Manutenção. Minha trajetória profissional me preparou para enfrentar os desafios de garantir a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de Alagoinhas. Estamos comprometidos em trabalhar com excelência”.