gustavo

carmo

Blog

Gustavo Carmo participa da 5ª reunião do Fórum Baiano de Mobilidade Urbana

 

Nesta quinta-feira (28), o prefeito eleito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), participou da abertura da 5ª reunião do Fórum Baiano de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, sediada em Alagoinhas nos dias 28 e 29 de novembro.

O evento reúne especialistas de destaque nacional e internacional para debater temas relevantes sobre Mobilidade Urbana e Segurança Viária, reforçando o papel estratégico da cidade como polo de discussões inovadoras na região.

Durante o evento, Gustavo Carmo enfatizou a prioridade dada à mobilidade urbana em seu plano de governo e destacou a relevância do evento para aprofundar os debates e buscar soluções sobre o tema: “Este é um momento estratégico, que reúne prefeitos da Bahia e de outros estados, além de autoridades e técnicos especializados em mobilidade urbana. Quando propusemos a realização deste evento em Alagoinhas, em parceria com o prefeito Joaquim Neto, tínhamos como objetivo posicionar nossa cidade como referência regional e abrir espaço para discutirmos os desafios locais com uma perspectiva mais ampla,” destacou Gustavo.

O prefeito eleito reforçou que a mobilidade urbana será tratada como prioridade de sua gestão, apontando o transporte público municipal como o maior desafio: “Todos reconhecemos a gravidade do problema do transporte público em Alagoinhas. É por isso que defendemos a implementação da tarifa zero. Acredito que, com os aprendizados deste fórum e a construção coletiva, podemos transformar essa ideia em realidade.”

Saulo Figueiredo, diretor executivo do Fórum Baiano, destacou a importância do evento e elogiou a recepção de Alagoinhas: “Estamos na quinta edição do Fórum Baiano e já levamos muitas soluções às cidades por onde passamos. Ver como Alagoinhas abraçou este evento me deixa muito satisfeito, e declaro que, entre hoje e amanhã, Alagoinhas pode se considerar oficialmente a capital baiana da mobilidade urbana.”

O prefeito eleito de Condeúba, Micael Silveira, ressaltou a viabilidade da tarifa zero em Alagoinhas: “Considerando o momento fiscal e orçamentário de Alagoinhas, seria bastante benéfico implementar a tarifa zero. Isso promove inclusão social, pois o transporte é a base de tudo – comércio, educação, segurança pública. Um sistema de transporte eficiente e inclusivo dá suporte para que todos os setores funcionem de forma adequada.”

Gustavo Carmo, 49 anos, natural de Alagoinhas, casado com Lianne, pai de Maria Alícia e Ghael. Advogado e homem público, possui uma trajetória notável na política local. Iniciou sua carreira como vereador, alcançando a Presidência da Câmara de 2009 a 2012.

Gustavo Carmo herda um legado político significativo. Seu pai, Judélio Carmo, foi prefeito em duas ocasiões, deixando marcas, como a construção do polo industrial, a central de abastecimento, a avenida Lourival Batista, as primeiras grandes obras de macrodrenagem, o terminal coletivo, entre outras ações.

Com uma sólida experiência, desempenhou funções estratégicas no governo municipal, como vereador, presidente da câmara, procurador do SAAE, secretário de governo, secretário de comunicação, secretário de educação e secretário de relações institucionais.
Diante de uma trajetória marcada por dedicação à sua cidade, Gustavo Carmo emerge como um líder político cujo comprometimento e visão destacam-no como uma figura promissora, além de reunir uma gama de qualidades que o credenciam a colocar-se à disposição de Alagoinhas. Seu pensamento progressista, aliado à uma juventude dinâmica e preparação, são refletidos em sua aspiração por grandes avanços para o município. Honrado e com uma trajetória imaculada, Gustavo representa a promessa de um futuro diferente para Alagoinhas, onde a experiência acumulada se converte em propostas concretas para o bem-estar e prosperidade de todos.

 

Principais realizações incluem:

  • A maior ação de construção e requalificação de creches e escolas na história;
  • Conclusão de centros esportivos;
  • Ampliação da frota de ônibus escolares, incluindo veículos acessíveis;
  • Implantação do AMEEI – Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (Atendimento especializado para crianças com deficiência);
  • Valorização dos professores, com um aumento salarial de 49% e pagamento dos precatórios do FUNDEF;
  • Maiores investimentos na alfabetização, resultando na maior nota do IDEB em 12 anos;
  • Reforço na segurança das escolas com a implementação de leitores faciais e viatura para ronda escolar;
  • Renovação da mobília das unidades de ensino;
  • Posse de novos servidores e nomeação de gestores;
  • Fornecimento gratuito de uniformes e kit escolar com mochila;
  • Implantação de laboratórios de informática e aquisição de play tables (plataformas interativas e multidisciplinares);
  • Implementação de girotecas (bibliotecas móveis).