Nesta terça-feira (19), o prefeito eleito de Alagoinhas, Gustavo Carmo (PSD), participou do UPB Capacita, evento promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), realizado no Hotel Absolar. O encontro reuniu gestores e servidores públicos de Alagoinhas e de cidades vizinhas, com o objetivo de capacitar equipes no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e na organização da transição de governo, reforçando a importância de uma gestão eficiente e transparente.
Além de Gustavo Carmo, o atual prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto (PSD), esteve presente, juntamente com outros representantes da região. A presença de ambos os líderes destacou a importância do alinhamento institucional para garantir uma transição harmoniosa.
Hilton Ribeiro, coordenador da comissão de transição, ressaltou o propósito do evento: “O objetivo é capacitar os servidores para o encerramento de mandato, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e uma transição de governo transparente. Ao disponibilizar espaço para sediar este evento tão importante, Alagoinhas está contribuindo não só com os servidores do município, mas também com os das cidades vizinhas”.
Gustavo Carmo, por sua vez, destacou o papel de Alagoinhas como protagonista regional: “Um evento técnico como este, que trata da transição de governo, é essencial tanto para os gestores e equipes que estão encerrando seus mandatos quanto para os que estão iniciando. Além disso, Alagoinhas, ao sediar este encontro, não só demonstra compromisso com a eficiência da gestão pública, como posiciona Alagoinhas como referência regional”.
O atual prefeito, Joaquim Neto, também destacou a relevância do evento e o ineditismo da participação conjunta de um prefeito em exercício e de seu sucessor: “É incomum um evento como este contar com a presença conjunta do prefeito eleito e do atual, dado que, muitas vezes, existem divergências ideológicas. Mas, aqui em Alagoinhas, trabalhamos com união e responsabilidade. Independentemente de quem ganha ou perde uma eleição, o compromisso é organizar as contas e deixar o caminho preparado para a próxima gestão.”