Nesta quinta-feira (12), Gustavo Carmo (PSD) participou de um debate entre os candidatos a prefeito de Alagoinhas, promovido pelo programa Intera. No encontro, foram abordados temas como saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento urbano e corrupção.
Além de Gustavo, participaram os candidatos Ednaldo Sacramento (PSTU) e Leandro Sanson (NOVO). Pastor Lins (PL), Catarino Pinto (PSOL) e Paulo Cézar (UB) foram convidados, mas não compareceram. Pastor Lins justificou sua ausência por questões de saúde; Catarino Pinto, pela impossibilidade de liberação do trabalho; e Paulo Cézar não apresentou justificativa.
O debate, transmitido ao vivo pelo YouTube e mediado pelo apresentador Rayner Freitas, foi dividido em três blocos: no primeiro, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas sorteados; no segundo, as perguntas foram sobre temas livres; e no terceiro, os candidatos apresentaram suas considerações finais.
Primeiro Bloco
O debate começou com questões sobre desenvolvimento urbano. Gustavo Carmo destacou a necessidade de atualizar e modernizar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural, visando estabelecer novas diretrizes para o crescimento da cidade. Ele enfatizou a importância de planejar a cidade pensando nos bairros e moradias, criando novas avenidas, e mencionou projetos como a criação de um anel viário, além da duplicação da BR-110, melhorando o acesso de Alagoinhas a regiões metropolitanas. Ele ainda falou sobre a importância da definição de espaços para o distrito industrial para atrair mais indústrias. Carmo também defendeu a tarifa zero progressiva e melhorias no transporte público para uma mobilidade urbana mais eficiente.
Outro tema sorteado durante o primeiro bloco foi a corrupção. Gustavo Carmo questionou o candidato Leandro Sanson sobre a gestão do ex-prefeito Paulo Cézar, que governou Alagoinhas por oito anos e atualmente responde a 27 processos, muitos deles por fraudes em licitação e corrupção passiva. Entre os casos, destacam-se três: uma condenação a dois anos e meio de prisão, um processo ainda sem condenação envolvendo o desvio de R$ 29 milhões, e outro por desvio de recursos destinados à macrodrenagem no bairro Silva Jardim.
O candidato do Partido Novo afirmou que a corrupção deve ser combatida com veemência, destacando que o dinheiro desviado deixa de ir para áreas essenciais como saúde, educação e segurança, e que, consequentemente, causa mortes. Sanson também criticou o ex-prefeito Paulo Cézar, que alega não participar de debates por ser alvo de mentiras. Sanson rebateu que os debates são justamente a oportunidade para Paulo Cézar se defender e esclarecer as acusações. Ele ainda mencionou um vídeo em que o ex-prefeito comemora ter sido absolvido em um processo, mas sem mostrar o nome do processo ou documentos que comprovem essa absolvição, afirmando que a população merece acesso a informações completas e provas concretas da sua inocência.
Segundo Bloco
No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas livres. Gustavo questionou Ednaldo Sacramento sobre suas propostas para geração de emprego e renda. Ednaldo defendeu o estímulo ao beneficiamento da produção agrícola, com foco no agricultor rural e familiar, incentivando a criação de cooperativas locais e a redução da dependência de indústrias externas. Também mencionou a criação de uma empresa de gerenciamento de resíduos sólidos.
Gustavo Carmo reforçou que a geração de emprego e renda é uma prioridade de seu governo. Ele propôs dividir a atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, criando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, com foco na atração de empresas e no fortalecimento do empreendedorismo. Gustavo destacou a construção de uma nova unidade do SESI em Alagoinhas Velha como uma oportunidade para qualificar a mão de obra local. Ele também mencionou a atração de empresas, como de call center e do setor de petróleo, como parte de suas estratégias para fortalecer a economia local e gerar mais empregos em Alagoinhas.
Terceiro Bloco
Nas considerações finais, cada candidato teve 3 minutos. Gustavo Carmo agradeceu ao programa Intera pela oportunidade e reforçou seu compromisso com Alagoinhas, afirmando que, a poucos dias das eleições, sente-se cada vez mais motivado para trabalhar pela cidade. Ele lamentou a ausência de Paulo Cézar, destacando a falta de justificativa do candidato como um desrespeito ao debate e aos eleitores.