gustavo

carmo

Blog

Gustavo Carmo participa de debate entre candidatos a prefeito de Alagoinhas no Programa Intera

 

Nesta quinta-feira (12), Gustavo Carmo (PSD) participou de um debate entre os candidatos a prefeito de Alagoinhas, promovido pelo programa Intera. No encontro, foram abordados temas como saúde, educação, meio ambiente, desenvolvimento urbano e corrupção.

Além de Gustavo, participaram os candidatos Ednaldo Sacramento (PSTU) e Leandro Sanson (NOVO). Pastor Lins (PL), Catarino Pinto (PSOL) e Paulo Cézar (UB) foram convidados, mas não compareceram. Pastor Lins justificou sua ausência por questões de saúde; Catarino Pinto, pela impossibilidade de liberação do trabalho; e Paulo Cézar não apresentou justificativa.

O debate, transmitido ao vivo pelo YouTube e mediado pelo apresentador Rayner Freitas, foi dividido em três blocos: no primeiro, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas sorteados; no segundo, as perguntas foram sobre temas livres; e no terceiro, os candidatos apresentaram suas considerações finais.

Primeiro Bloco

O debate começou com questões sobre desenvolvimento urbano. Gustavo Carmo destacou a necessidade de atualizar e modernizar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Rural, visando estabelecer novas diretrizes para o crescimento da cidade. Ele enfatizou a importância de planejar a cidade pensando nos bairros e moradias, criando novas avenidas, e mencionou projetos como a criação de um anel viário, além da duplicação da BR-110, melhorando o acesso de Alagoinhas a regiões metropolitanas. Ele ainda falou sobre a importância da definição de espaços para o distrito industrial para atrair mais indústrias. Carmo também defendeu a tarifa zero progressiva e melhorias no transporte público para uma mobilidade urbana mais eficiente.

Outro tema sorteado durante o primeiro bloco foi a corrupção. Gustavo Carmo questionou o candidato Leandro Sanson sobre a gestão do ex-prefeito Paulo Cézar, que governou Alagoinhas por oito anos e atualmente responde a 27 processos, muitos deles por fraudes em licitação e corrupção passiva. Entre os casos, destacam-se três: uma condenação a dois anos e meio de prisão, um processo ainda sem condenação envolvendo o desvio de R$ 29 milhões, e outro por desvio de recursos destinados à macrodrenagem no bairro Silva Jardim.

O candidato do Partido Novo afirmou que a corrupção deve ser combatida com veemência, destacando que o dinheiro desviado deixa de ir para áreas essenciais como saúde, educação e segurança, e que, consequentemente, causa mortes. Sanson também criticou o ex-prefeito Paulo Cézar, que alega não participar de debates por ser alvo de mentiras. Sanson rebateu que os debates são justamente a oportunidade para Paulo Cézar se defender e esclarecer as acusações. Ele ainda mencionou um vídeo em que o ex-prefeito comemora ter sido absolvido em um processo, mas sem mostrar o nome do processo ou documentos que comprovem essa absolvição, afirmando que a população merece acesso a informações completas e provas concretas da sua inocência.

Segundo Bloco

No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas livres. Gustavo questionou Ednaldo Sacramento sobre suas propostas para geração de emprego e renda. Ednaldo defendeu o estímulo ao beneficiamento da produção agrícola, com foco no agricultor rural e familiar, incentivando a criação de cooperativas locais e a redução da dependência de indústrias externas. Também mencionou a criação de uma empresa de gerenciamento de resíduos sólidos.

Gustavo Carmo reforçou que a geração de emprego e renda é uma prioridade de seu governo. Ele propôs dividir a atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, criando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, com foco na atração de empresas e no fortalecimento do empreendedorismo. Gustavo destacou a construção de uma nova unidade do SESI em Alagoinhas Velha como uma oportunidade para qualificar a mão de obra local. Ele também mencionou a atração de empresas, como de call center e do setor de petróleo, como parte de suas estratégias para fortalecer a economia local e gerar mais empregos em Alagoinhas.

Terceiro Bloco

Nas considerações finais, cada candidato teve 3 minutos. Gustavo Carmo agradeceu ao programa Intera pela oportunidade e reforçou seu compromisso com Alagoinhas, afirmando que, a poucos dias das eleições, sente-se cada vez mais motivado para trabalhar pela cidade. Ele lamentou a ausência de Paulo Cézar, destacando a falta de justificativa do candidato como um desrespeito ao debate e aos eleitores.

Gustavo Carmo, 49 anos, natural de Alagoinhas, casado com Lianne, pai de Maria Alícia e Ghael. Advogado e homem público, possui uma trajetória notável na política local. Iniciou sua carreira como vereador, alcançando a Presidência da Câmara de 2009 a 2012.

Gustavo Carmo herda um legado político significativo. Seu pai, Judélio Carmo, foi prefeito em duas ocasiões, deixando marcas, como a construção do polo industrial, a central de abastecimento, a avenida Lourival Batista, as primeiras grandes obras de macrodrenagem, o terminal coletivo, entre outras ações.

Com uma sólida experiência, desempenhou funções estratégicas no governo municipal, como vereador, presidente da câmara, procurador do SAAE, secretário de governo, secretário de comunicação, secretário de educação e secretário de relações institucionais.
Diante de uma trajetória marcada por dedicação à sua cidade, Gustavo Carmo emerge como um líder político cujo comprometimento e visão destacam-no como uma figura promissora, além de reunir uma gama de qualidades que o credenciam a colocar-se à disposição de Alagoinhas. Seu pensamento progressista, aliado à uma juventude dinâmica e preparação, são refletidos em sua aspiração por grandes avanços para o município. Honrado e com uma trajetória imaculada, Gustavo representa a promessa de um futuro diferente para Alagoinhas, onde a experiência acumulada se converte em propostas concretas para o bem-estar e prosperidade de todos.

 

Principais realizações incluem:

  • A maior ação de construção e requalificação de creches e escolas na história;
  • Conclusão de centros esportivos;
  • Ampliação da frota de ônibus escolares, incluindo veículos acessíveis;
  • Implantação do AMEEI – Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (Atendimento especializado para crianças com deficiência);
  • Valorização dos professores, com um aumento salarial de 49% e pagamento dos precatórios do FUNDEF;
  • Maiores investimentos na alfabetização, resultando na maior nota do IDEB em 12 anos;
  • Reforço na segurança das escolas com a implementação de leitores faciais e viatura para ronda escolar;
  • Renovação da mobília das unidades de ensino;
  • Posse de novos servidores e nomeação de gestores;
  • Fornecimento gratuito de uniformes e kit escolar com mochila;
  • Implantação de laboratórios de informática e aquisição de play tables (plataformas interativas e multidisciplinares);
  • Implementação de girotecas (bibliotecas móveis).