Nesta quinta-feira (08), Gustavo Carmo (PSD) e Luciano Sérgio (PT) realizaram, no Centro Diocesano, uma edição do “Falaê Alagoinhas” com as mulheres como protagonistas, promovendo um diálogo sobre suas principais necessidades e propostas de melhorias no município.
A superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), Camila Batista, ministrou uma palestra de grande relevância, em que abordou a participação feminina nos espaços políticos ao longo do tempo, além de destacar os avanços nas políticas públicas direcionadas às mulheres, tanto no estado quanto em Alagoinhas.
“Alagoinhas é um exemplo na Bahia quando se trata do acolhimento a mulheres, pois aqui existe uma rede completa. Temos a coordenação de políticas para as mulheres, uma casa de acolhimento – sendo que no estado existem apenas cinco, e uma delas está aqui – além de um centro de referência para o atendimento a mulheres vítimas de violência, uma delegacia especializada e a patrulha Maria da Penha. Portanto, só temos a ganhar com esta escuta, buscando fortalecer ainda mais políticas públicas para as mulheres na próxima administração”, destacou Camila Batista.
Gustavo Carmo expressou sua satisfação com o auditório cheio de mulheres engajadas em contribuir com a política municipal: “É gratificante ver este salão lotado de mulheres, em um evento onde elas são as protagonistas. Tenho certeza de que sairão daqui propostas valiosas, e assim vamos avançar, construindo uma cidade que valorize ainda mais as mulheres”.
Luciano Sérgio enfatizou a importância das mulheres para a sociedade, destacando seus múltiplos papéis: “As mulheres são a maioria dos eleitores e também têm presença massiva em cada reunião do ‘Falaê’. Além disso, enfrentam uma jornada de desafios muito maior que os homens, com tripla jornada de trabalho, envolvimento nas discussões sobre escolas e creches, maternidade… Não poderíamos construir essa discussão sobre políticas públicas para as mulheres sem a presença delas”.
A vereadora Juci Cardoso, uma das convidadas do evento, deixou uma mensagem inspiradora para as mulheres que estão conquistando seu espaço na política: “Quero dizer às mulheres que estão se envolvendo na política: não desistam, mesmo quando a situação se tornar difícil. Há um aumento da violência política de gênero – eu mesma fui vítima, e, na região, na última semana, a candidata Josi teve que participar da convenção usando colete à prova de balas. E por que esses homens atacam tanto as mulheres? Porque, atualmente, elas estão discutindo questões antes renegadas. Mas hoje estamos aqui, ao lado de candidatos que nos chamam para dialogar. E é sobre isso: poder defender quem somos e discordar sem que isso coloque nossa vida em risco”.
Raniele Ferreira, uma das participantes do evento, sugeriu a criação de uma Secretaria da Mulher: “Sou médica e muitas mulheres que atendo em situação de violência nem sempre têm consciência de que estão sofrendo violência. Sempre as oriento a procurar o CRAM e outras redes de suporte. Minha proposta é que o acolhimento às mulheres se fortaleça no município, talvez até com a criação de uma Secretaria da Mulher”.
Confira mais registros: