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“Falaê Alagoinhas” fomenta inclusão com diálogo para pessoas com deficiência

O “Falaê Alagoinhas” desta quarta-feira (29), com o tema de inclusão, contou com a presença expressiva de pessoas com deficiência da cidade, além de representantes de instituições, militantes, pais e cuidadores. Todos contribuíram com demandas importantes para a causa.

O evento foi realizado na Pestalozzi, associação simbólica de Alagoinhas e região no que tange o atendimento a pessoas especiais, com deficiências mentais e múltiplas. “Ao imaginar como seria cuidar das pessoas com deficiência do município sem a existência da Pestalozzi, nos faz perceber o vazio e as dificuldades que a administração pública enfrentaria. Isso destaca a importância dessas instituições”, afirmou Gustavo Carmo.

Luciano Sérgio expressou a importância do “Falaê” para pessoas com deficiência, afirmando sua relação com a causa: ”Está sendo um dia significativo para mim. Também possuo deficiência: tenho a perna direita amputada em um terço devido a um acidente e já perdi um dedo da mão direita. Como ex-vereador, sempre defendi a construção de políticas públicas efetivas, dignidade e ocupação de espaços para pessoas com deficiência. Esta oportunidade é crucial para discutir e implementar uma mobilização histórica em políticas públicas para essa comunidade”.

Gustavo ainda afirmou que no diálogo de hoje, é fundamental que a pessoa com deficiência seja a protagonista. No entanto, a participação de toda a população é igualmente importante: “Todos podemos, em algum momento, precisar de estratégias ou políticas que auxiliem pessoas com deficiência, seja por um acidente que nos obrigue a usar uma cadeira de rodas ou muletas, ou quando envelhecermos e enfrentarmos limitações”.

Mayara Pinto, uma das participantes, expressou gratidão pela iniciativa: “Como mãe de um filho autista, conheci essa pauta através dele e muitas vezes nos sentimos invisíveis. Ouvir-nos é uma grande responsabilidade, mas a verdadeira responsabilidade está em transformar o que é dito aqui em ação. Este espaço, com várias pessoas com deficiência à frente e uma tradutora de Libras disponível, deixa nítido o cuidado de Gustavo e Luciano para que todos falem e compreendam as discussões”.

Confira mais registros:

  

Gustavo Carmo, 49 anos, natural de Alagoinhas, casado com Lianne, pai de Maria Alícia e Ghael. Advogado e homem público, possui uma trajetória notável na política local. Iniciou sua carreira como vereador, alcançando a Presidência da Câmara de 2009 a 2012.

Gustavo Carmo herda um legado político significativo. Seu pai, Judélio Carmo, foi prefeito em duas ocasiões, deixando marcas, como a construção do polo industrial, a central de abastecimento, a avenida Lourival Batista, as primeiras grandes obras de macrodrenagem, o terminal coletivo, entre outras ações.

Com uma sólida experiência, desempenhou funções estratégicas no governo municipal, como vereador, presidente da câmara, procurador do SAAE, secretário de governo, secretário de comunicação, secretário de educação e secretário de relações institucionais.
Diante de uma trajetória marcada por dedicação à sua cidade, Gustavo Carmo emerge como um líder político cujo comprometimento e visão destacam-no como uma figura promissora, além de reunir uma gama de qualidades que o credenciam a colocar-se à disposição de Alagoinhas. Seu pensamento progressista, aliado à uma juventude dinâmica e preparação, são refletidos em sua aspiração por grandes avanços para o município. Honrado e com uma trajetória imaculada, Gustavo representa a promessa de um futuro diferente para Alagoinhas, onde a experiência acumulada se converte em propostas concretas para o bem-estar e prosperidade de todos.

 

Principais realizações incluem:

  • A maior ação de construção e requalificação de creches e escolas na história;
  • Conclusão de centros esportivos;
  • Ampliação da frota de ônibus escolares, incluindo veículos acessíveis;
  • Implantação do AMEEI – Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão (Atendimento especializado para crianças com deficiência);
  • Valorização dos professores, com um aumento salarial de 49% e pagamento dos precatórios do FUNDEF;
  • Maiores investimentos na alfabetização, resultando na maior nota do IDEB em 12 anos;
  • Reforço na segurança das escolas com a implementação de leitores faciais e viatura para ronda escolar;
  • Renovação da mobília das unidades de ensino;
  • Posse de novos servidores e nomeação de gestores;
  • Fornecimento gratuito de uniformes e kit escolar com mochila;
  • Implantação de laboratórios de informática e aquisição de play tables (plataformas interativas e multidisciplinares);
  • Implementação de girotecas (bibliotecas móveis).